terça-feira, 31 de dezembro de 2024

TUDO EXPERIMENTA MUDANÇA


 



Tudo experimenta mudança..."

-------

"O Buda disse que pobre ou rico, jovem ou velho, humano ou animal, nenhum ser neste mundo pode manter a si mesmo em um mesmo estado por muito tempo, tudo experimenta mudança. Esse é um fato da vida para o qual não há remédio. Mas o Buda disse que o que podemos fazer é contemplar o corpo e a mente de tal forma a ver a sua impersonalidade, ver que nenhum deles é "eu" ou "meu". Eles possuem meramente uma realidade provisória. É como sua casa: ela é sua somente de forma nominal, você não a pode levar para nenhum lugar. Ocorre o mesmo com a sua fortuna, as suas posses e a sua família - eles são todos seus somente no nome, na verdade eles não lhe pertencem, eles pertencem à natureza. Agora essa verdade não se aplica somente a você, todos estão na mesma posição, mesmo o Buda e os seus discípulos iluminados. Eles diferem de nós apenas num aspecto, na aceitação das coisas do modo como elas são, eles viram que não pode ser de outro modo." - Ajahn Chah (1918~1992).





QUÃO DIFICIL É?


 "Quão difícil é estar consigo mesmo..."

-------------------

"Outro dia, uma leiga budista me contou sobre a frustração que sentia ao tentar encorajar sua filha a se interessar pelo Dhamma. Ela disse que sua filha insistia que, na idade dela, ainda não havia necessidade de fazê-lo. O Budismo é todo sobre o  sofrimento, disse a jovem, e ela tinha muito pouco. Na sua idade, estava mais interessada em curtir a vida. Sugeri que a mãe oferecesse à filha um emprego de três horas com uma remuneração generosa. Tudo o que ela teria que fazer para ganhar o dinheiro seria entrar em uma sala vazia sem nenhum de seus dispositivos eletrônicos, sem livro ou qualquer outra distração, e passar as três horas em sua própria companhia. Ela teria que estar ciente que: se tentasse escapar indo dormir, não seria paga. Esse tipo de experiência pode mudar vidas. Percebendo o quão difícil é estar consigo mesmo, que desafio é estar vivo sem distração, o quanto de nossa atividade diária é na verdade uma estratégia para ter certeza de que estamos com a nós mesmos o mínimo possível: todos esses insights podem fazer os ensinamentos do Buddha ganharem vida. Um interesse genuíno pelo Budismo não requer um grande salto de fé, mas apenas um primeiro despertar para a condição humana." - Ajahn Jayasaro.

QUIETUDE




 A quietude da mente é necessária..."

---------------
"O céu está sempre conosco. Nuvens podem bloquear nossa visão, mas sabemos com certeza que, por trás das nuvens, o céu azul profundo está lá. O céu é uma metáfora para nossa verdadeira natureza. Raramente vemos quem ou o que somos porque muitos pensamentos e distrações nos impedem de ver claramente o que realmente está lá. Essa visão de nossa verdadeira natureza só é possível quando as nuvens de pensamentos se dissipam; a quietude da mente é necessária para essa clareza. A quietude não pode ser forçada; a quietude aqui deve surgir espontaneamente por conta própria. Podemos, no entanto, criar as condições para esse surgimento. Para silenciar a mente, a respiração deve estar calma. Para acalmar a respiração, o corpo deve estar firme e estável. Quando essas condições são atendidas, a consciência profunda surge naturalmente. No entanto, esse estado só pode ser alcançado por comprometimento e dedicação. Comprometa-se com a quietude e permita que tudo o que surgir seja exatamente o que é." -Bernie Clark.

DESENVOLVER CONSCIENCIA

 

Ashin Tejaniya (Reflexões sobre a Prática).

-------------

1. Meditação não é apenas se sentar em uma almofada. Não importa em que postura você esteja, se sua mente estiver plenamente atenta e com entendimento correto, você está meditando. 


2. Se você não consegue estar plenamente atento, não se force a fazer isso. Aprenda a relaxar, aprenda como ficar confortável primeiro.


3. Tente meditar deitado de vez em quando. Aprenda a desenvolver a consciência em qualquer postura na qual você estiver. Permaneça sempre consciente de sua experiência e observe a diferença no esforço mental necessário para manter a consciência em diferentes posturas. 


4.  Esforço correto significa perseverança. Não significa concentrar muito, controlar, forçar ou restringir a si mesmo. Focar muito surge da avidez, aversão ou ignorância da prática. 


5. Você pode estar consciente das sensações corporais, sentimentos e atividades mentais. Mas não pense neles como sendo 'meus'; eles são apenas o que são: sensações são apenas sensações, sentimentos são apenas sentimentos, atividades mentais são apenas atividades mentais – essa é sua natureza fundamental. Sempre tente observá-los com essa ótica em mente; se não o fizer, ou seja, se você os experimentar como 'meus', apego ou aversão surgirão inevitavelmente.




Não medite para consertar a si mesmo, para se curar, para melhorar ou para se redimir: em vez disso, faça como um ato de amor, de profunda e afetuosa amizade consigo mesmo. Dessa maneira não existe a menor necessidade da sutil agressão do auto-aperfeiçoamento nem da infinita culpa de não estar fazendo o suficiente. Esse jeito oferece um fim para a incessante roda de tentar com tanto esforço que amarra a vida de muitas pessoas em um nó. Ao invés disso agora há a meditação como um ato de amor. Como isso é infinitamente maravilhoso e encorajador.” - Bob Sharples.


Consciência de que TODOS PERTENCEMOS

 

2024
Um grito que ecoará por toda eternidade.
Consciência de
Que todos pertencemos!
Que VIDAS merecem respeito.
Consciência que OLHAR para o coletivo é Vital
E ir além, conectar -se com o Espírito maior que nos "guia" e que está além de "ideais",de crenças,de culturas ou tradições...
OLHAR para os destinos e tomar aí a força de todos que também se "sacrificaram",para que chegássemos AQUI!
Creio que esta "tragédia",trouxe-nos mais presentes a humanidade em cada UM,a princípios do Amor e da Ajuda 🆘🆘🆘🆘
A mensagem da NATUREZA,dos Animais,a resiliência, solidariedade,desapegos...
Tantas lições!
Muito ainda por reconciliar, ressignificar,reconstruir e fazer!
Gratidão por tudo ❤️
Gratidão pela Vida 🧬


31 de dezembro Se você der um passo à frente com fé, não olhe para trás, nem se lamente pelo que deixou. Simplesmente espere pelo futuro mais maravilhoso e observe-o se realizar. Deixe o que é velho para trás; está acabado. Seja grato pelas lições aprendidas e pelas experiências por que passou; elas o ajudaram a crescer e aumentaram sua compreensão, mas não se apegue a elas. O que o aguarda é muito melhor do que aquilo que você deixou para trás. Nada pode acontecer de errado se você colocar sua vida sob a Minha direção. Mas se você dá um passo à frente e se pergunta se agiu certo, você permite que dúvidas e temores o invadam, e se curvará sob o peso de sua decisão. Portanto, solte se, liberte o passado e caminhe para a frente com o coração repleto de amor e gratidão. Eileen Cady Do livro " Abrindo Portas Interiores

domingo, 29 de dezembro de 2024

LEVANTA E ANDA


Faziam alguns dias que não escrevia por aqui...
Estive e estou ainda, em uma imersão profunda.Nas profundezas de minha alma.
Todo ano, nestas datas, busco de alguma forma " meditar".Fazer um bom retrospecto, olhar para tudo como foi, sem lamentar o que poderia ter sido,mas nem sempre foi assim.
Digamos, que acerca de 30 anos, pratico este movimento, nestas datas,principalmente.
Natal e Ano Novo, tem simbologias profundas, em diferentes olhares, culturas ou tradições e isto me faz bem, olhar por diferentes faces da Montanha,pois a Montanha me ensinou que tudo tem mais de uma face e o sol vai mostrando LUZ e sombra, nossas naturezas, nossa criação.
A Luz, não existe sem sobra e sombra busca a Luz, para VER oque necessitamos VER.
Olhar é diferente,mas VER, vai além do aparente.
Já estive por dias, jejuando em cima de Montanhas Sagradas no Altiplano Boliviano/Peruano e posso atestar que SIM, as Montanhas falam!
Tudo fala nesta nossa NATUREZA e neste ano, adentrei em um mergulho profundo das 12 noites Santas.
É o assim denominado período que vai da noite de Natal (25) até a noite anterior ao dia dos Reis (05), quando, segundo a antiga tradição cristã, bençãos divinas se derramam sobre nós através dos portais das 12 constelações do Zodíaco, o cinturão de estrelas em volta do espaço sideral no qual existimos.
Rudolf Steiner associou essas noites às hierarquias espirituais, descritas como seres divinos em constante transformação. Cada noite simboliza um passo no caminho espiritual, permitindo-nos conectar com essas hierarquias, desde os Serafins e Querubins até os Anjos, mais próximos de nós.
Mais abaixo, te deixo um link para ,se quiseres, aprofundar.
O Fato é que este mergulho, tem me trazido muitas respostas em sonhos e acordada.
Hoje, por exemplo, estamos na quinta noite Santa, onde a Constelação de Escorpião nos rege e aí, vamos às profundezas, lidando com nossas sombras, para também alcançar o vôo da águia, simbolizando nosso renascer.
O Dia, aqui no RGS, amanheceu muito interessante, com chuva e sol o tempo todo, tendo firmado agora, ao menos, onde estou,mas tudo isso, me grita muito claro!
A Natureza tem seus altos e baixos, tem sua LUZ e sombra, noite e dia e Nós, igualmente,mas muitas vezes ficamos nos escombros, reclamando algo, aprisionados a nossa consciência infantil, cérebro instintivo, do ser Humano, lhes dando aqui, um olhar como Terapeuta Sistemica, Transpessoal.
Temos níveis de compreensão, níveis de consciência e não  estamos "sempre " no topo, entendem?
Oscilamos, justamente para percebermos o que sentimos, quando algo surge, algo oculto que precisamos trazer à luz da consciência e aí surge: LEVANTA E ANDA!
Ninguém pode fazer por ti!
Somente nosso adulto pode e se este adulto diz: Não consigo, é necessário olhar para a Criança, pois é ela que guarda aí, nos escombros, aquilo que foi difícil, que traumatizou, que feriu, que abandonou...
Tenho 62 anos e somente "agora", consegui olhar para minha criança.
Eu nutria muita arrogância, muita prepotência, claro, inconscientemente,mas ,como segui por longos anos, uma peregrinação espiritual profunda, nas bases "xamanicas", ancestrais, indígenas, entre outras práticas, budistas...eu tinha a ilusão de que "eu" não precisava olhar mais para minha criança.Vejam que prepotência e ignorância até, da minha parte.Achava que por subir montanhas, descer, participar de rituais, onde sim, morri e renasci, eu já estava
"OK", com esta alma pequenina ,minha essência.
Porém, após o falecimento de minha Mãe, em 2023, pude perceber algo diferente em mim, que tenho olhado com muita atenção.Meus Lutos!
Minha Criança estáva enlutada, mas não queria ver, seguia atendendo, como Terapeuta, Consteladora sistêmica...
Porém, cumpre destacar aqui, que justamente cnas Constelações assistidas Por Cavalos, foi onde "despertei" para Onde a alma da minha criança olhava.
para quem não conhece as Constelações e Constelações com Cavalos, vale vivenciar!
Hoje, sou Consteladora e opero mais com os cavalos e na água, com bonecos e com pessoas.
As Constelações te levam a VER, dinâmicas ocultas que tu não vias, como por exemplo, fragilidades, ou durezas de tua alma. Diferentes temáticas são aí possiveis de se trabalhar.
Mas, com certeza, Levanta e Anda, cabe aqui!
Porque o Constelador, não vai caminhar por ti, nem abrir nada para ti, mas terás tua autonomia para fazê-lo e só teu adulto pode mover-se aí!
Coragem de olhar para tuas fragilidades, fortalezas, e abrir esta porta para adentrar, olhar, o que até então só expiavas, como uma criança que olha no buraco da fechadura, ou escuta atrás da porta, ou chora no escuro, ou se esconde debaixo de uma mesa, ou outro lugar...
Levanta e anda, serve para TODOS nós!
Compreender o que está além de nós, o que não depende diretamente de nós,o que  faz parte de um cenário transgeracional, antigo, que é trágico e recorrente, também, não será resolvido por nós, então, aí podemos ajoelhar e dizer:
Sou pequena aqui!
Por favor, me libertem!
Ou, por favor, me liberte de ser a filha perfeita(o).Me libertem das expectativas.
Constelar tem sido libertador e altamente Curativo!
As pessoas que me procuram, como já dizia um Pajé: Chegam, porque tem que chegar.
O Constelado, busca e encontra, seu Constelador.
Assim foi comigo e assim é com quem me chega.
E a cada pessoa eu agradeço, bem como aos meus antepassados e ancestrais.
Desejo que você que aqui chega, possa Levantar e andar, com suas pernas!
Não há nada mais libertador e leve, do que isto!
ANDAR na direção do que você quer!
Poder dizer:
Sinto muito se "vocês" escolheram outros destinos,mas "escolho" seguir para VIDA.
Muitas vezes, estamos tão aprisionados na consciencia infantil, que desejamos ser iguais aos nossos PAIS, em suas dores, doenças, patologias...Justamente por amor cego!
Por compensações CEGAS, inconscientemente dissemos:
Mãe, eu morro por ti,ou Pai, sou igual à você, ou..irmã, tomo isto para mim...e aí, adoecemos e deixamos para outros compensarem por nós...
Será coerente?
Fica a critério de cada um,mas LEVANTA E ANDA!
é o que minha alma  compartilha contigo para 2025!

UM Ano onde Cada um possa ofertar algo de melhor, não somente receber, pois o equilíbrio deve existir, para que a árvore cresça.
Se você só quer receber...Olhe para sua criança! Ela precisa que você a levante para que ela, ANDE!
A sua ARTE, não é perfeita! Mas, antes feito, que perfeito!
Lembremos disto!

Gratidão!
Um Novo ciclo de grandes https://www.continuamente.com.br/2023/12/22/as-doze-noites-santas/
https://www.grupoatomoealinea.com.br/o-pensamento-de-rudolf-steiner-no-debate-cientifico.html
Se desejares aprofundar, também posso ser util.








 

sábado, 7 de dezembro de 2024

Não estás deprimido ...



Minha mensagem neste final de ANO,  é esta que está aí, presente na MANADA!
Minha eterna e profunda Gratidão à VIDA, aos antepassados, aos Ancestrais, aos Cavalos e claro, à cada um de vocês que também me permitem neste trilhar, compartilhar e facilitar alguns processos...

Hoje, mais que tudo, EU VEJO!
Concordo com tudo como foi, porque compreendo que cada um de nós, como seres humanos, fazemos o que podemos, o que alcançamos fazer e não somos infalíveis.

TE DEIXO O POEMA DE FACUNDO CABRAL 
porque  minhas palavras no video, foram as que brotaram do meu coração e do Espírito.

Não estás deprimido, estás distraído.
Distraído em relação à vida que te preenche, distraído em relação à vida que te rodeia, golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco mil e seiscentos milhões no mundo. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só. Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me. O que é fundamental para viver.
Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.

Não estás deprimido, estás distraído.
Por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma. Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta de coisas, alivia-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude.
Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas são apenas lições. Não perdeste coisa alguma: aquele que morre apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção.
E não esqueças, que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração.
Não existe a morte, apenas a mudança.
E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, São Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural.
Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor.
Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida. A mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha;
a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo.
E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
Lembra-te: "Amarás ao próximo como a ti mesmo".
Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não possuiu talento ou valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.
Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo.
Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas:
se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)
Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade,
disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.

Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, essa criança que será sócia do teu filho. Ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez.
Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão.
Dá sem medida, e receberás sem medida.
Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor.
E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.
O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso.
Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida.



 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024





Estamos chegando ao final do ano...

Talvez,o "final",seja o começo de um Novo amanhecer 😃 

Pensemos:

Qual amanhecer desejamos?

Algumas frases sistêmicas compartilho contigo:

Diante do difícil...

Possamos ressignificar, substituir pela palavra: É desafiador,mas não 

Difícil...

E sentir como esta pequena palavrinha já trás um outro "assentamento"...

Quando nos sentirmos 'reféns"de algo ou alguma situação recorrente, possamos prestar atenção para ONDE em nosso sistema familiar,esta mesma situação se apresentava lá,em nossa familia, Mãe,Pai...

O que talvez esteja sendo compensado por nós e o que tomamos indevidamente?

Diante dos "conflitos",sejam familiares ou não,pensemos,possamos reconciliar e ressignificar polaridades, dizendo:

"Aquilo que não depende diretamente de mim, NÃO ⛔🚫 é meu.

Ou dizer: Sinto MUITO pelo destino que escolheram,mas 

Em honra a força de VIDA que reconheço em vocês, faço diferente...

Diante de situações onde repetimos:

"Eu não consigo"...

Perguntemos:

Quem não consegue?

A adulta(o) em mim ou minha criança?

Diante da Culpa 

Nos perguntemos:

O que me impede,me ameaça e que necessito dar o passo para "fazer" diferente?

Para ONDE a Alma da minha criança esteve espiando em minha família?

A Raiva encobre a Culpa, então, olhemos para os nossos "sentimentos" secundários, pois eles nos remetem a nossa CRIANÇA FERIDA que necessita ser vista pelo ADULTO em nós para ser igualmente

acolhida por este ADULTO em nós.

Não são nossos PAIS que irão nos acolher.Ao crescermos, deveríamos acolher a nos mesmos,porém muitas vezes estamos enredados lá no passado desta CRIANÇA que ainda esperneia, grita, chora ou engole o choro e gera uma imensa raiva para se proteger...

O Tema é tão profundo  e tem muitos desdobramentos, certamente.

Refletindo nisto, gerei um movimento também com a minha própria criança Interior, e  a adulta em mim, tomou à frente com a força dos destinos de todos que vieram antes, em honra à estes, também, gerei um encontro muito especial:

O ENCONTRO COM A ALMA DA NOSSA CRIANÇA

Este encontro será ON LINE e estará dando inicio a uma jornada de Auto conhecimento e apoio emocional, onde compartilharei contigo também minha Jornada de Vida até aqui, aos 6.2.

Garanto que teremos muitas conversas e também contaremos com ferramentas que reúno há mais de 30 anos, facilitando Jornadas Transpessoais de Consciencia e Cura de traumas, fruto de muitos cursos e aprofundamentos nesta área, bem como vivências diretas e indiretas com diferentes Culturas no Brasil e Américas.

Tudo com amparo da abordagem Sistêmica, como CONSTELADORA .

Te deixo "alguns videos para ires te "familiarizando com o sentir Sistêmico;

Existem muitos métodos de Constelações Sistemicas, porém hoje, os que mais fazem parte dos meus trabalhos, envolvem diretamente os CAVALOS, que são grandes Mestres e Curadores, Constelar na água com Bonecos, Constelar com pessoas, em grupos .

Atendimentos individuais:

Constelar com Cavalos

Constelar na água

Reiki com Cavalos


 

 





sábado, 21 de setembro de 2024

Revolução Farroupilha - Olhar Sistêmico



Neste 20 de setembro 2024, olho para o tema "REVOLUÇÃO FARROUPILHA", de outra forma...

Como Consteladora Sistêmica, gostaria de trazer um outro modo de encararmos as Guerras, as Tragédias, Conflitos...

Ultimamente, tenho refletido bastante sobre as "Forças do Amor", que Bert Hellinger, o Pai das Constelações Sistêmicas e Constelações do Espírito, nos trouxe de forma tão clara e assertiva, posso até acrescentar, Milagrosa!

Caro Leitor(a), não sei da tua familiarização com a abordagem terapêutica Sistêmica, então acredito que seria interessante ler mais à respeito.

Deixarei abaixo, mais alguns Links para vocês.

Bem, aos olhos das Constelações, existem algumas "leis", ou melhor, princípios sistemicos que devemos buscar conhecer.

Tres destes princípios ,compõem as ordens do Amor:

Ordem, Hierarquia, pertencimento, equilibrio entre dar e tomar.

Nesta Ordem, todos nós, temos atrás de nós, muitas gerações, todos que aí vieram antes e devemos olhar para eles, à começar por nossos

Pais, avós, Bisavós...

Estudos científicos, comprovam que todos carregamos memórias em nosso DNA, de muitas gerações, exatamente 256 gerações.

Este é um cálculo feito com base em toda nossa "arvore" genealógica.

A transgeracionalidade, a neurociência e epigenética,nos asseguram isto.

Partindo destes registros, nós, nem sempre conseguimos elaborar, conscientemente, o porque manifestamos alguns sintomas, patologias, comportamentos que não compreendemos, porque não alcançamos suas "origens".

Por exemplo: Um destes estudos, comprovou que descendentes de vitimas do Holocausto, manifestaram por exemplo, sensações corporais, emocionais, sonhos, com cenas que nunca viveram,mas sim, seus avós, bisavós, tataravós...

Assim, outros estudos foram registrando que sim, isto acontece de fato e pode desencadear outras tantas patologias, como Esquizofrenia, Epilepsia...

Não estamos dizendo que é regra geral, apenas que foram feitos estudos profundos que assim endossam estes acontecimentos.

Vamos agora, a Revolução Farroupilha.

O assunto é complexo, profundo e não tenho aqui, pretensões em dar aula de história, não sou cátedra no tema,mas "conheço" o suficiente.

Na revolução, aconteceram muitas tragédias, muitas traições, muitas mortes, fatos conhecidos e ocultados...

No video acima, dei um simples e breve relato do que ocorreu com os Lanceiros Negros, com os indios, com mulheres, homens, nesta Terra: Rio Grande do Sul.

Todos que aqui vivemos, na grande maioria, carrega na memória genética, a memória de todos que aí guerrearam.

Talvez você diga: Eu não, sou apenas Portuguesa, ou Italiana, ou Espanhola, enfim, mas, a base de nossas raízes, são primeiramente, negra e indígena, queiramos ou não.

Na época, como estes negros e indios, foram explorados, traidos, mortos injustamente, até hoje, se vive um "olhar de "exclusão" de  não reconhecimento, para com eles.

Aos olhos das Constelações, das leis e princípios do Amor e da Ajuda, de alguma forma, pela ordem natural das coisas, começamos a ver as necessidades aí, as dinâmicas ocultas, por exemplo de : Odio, de escassez, de vitimez, de agressividades que se perpetuam em nossa "sociedade", em nossas consciencias, individuais, coletivas e na consciencia "maior...

Tudo isto, é o que nas constelações "enfocamos".

Por exemplo: Descendentes de negros, indios...podem manifestar sentimentos inexplicáveis, patologias que se desencadeiam justamente por que "alguém" no sistema, foi excluido, foi vitimizado, suicidou-se...

Reforço, o tema vai longe...

Nas Constelações, a visão sistêmica, começa por reconhecer todos que aí estão e estiveram.Muitas vezes, nem sabemos, mas situações como "mulheres indígenas" que foram na época "violentadas", carregavam em seus ventres, filhos desta revolução, filhos de "europeus", por exemplo.

Não se trata aqui, de fomentar penalizações ou vitimizações, justo ao contrario. O termo tomar a força de vida, muito usado nas constelações, é perfeito em sua face libertadora.

Quando se reconhece tudo como foi e tomamos a força de Vida, honramos todos que aí se sacrificaram.

Agora, sentimentos como ódios, vinganças, sentimentos que nutrem culpa, medos,enfim, são traduzidos e enquadrados como sentimentos

primitivos, registrados lá em nossa consciencia instintiva, de sobrevivência, ou nossa consciencia arcaica, antiga, que trás a memória do clã, do grupo a que pertencíamos e pertencemos.

Negar é negar a vida.

Negar a força de todos!

Os filhos, netos, bisnetos...desta revolução, somos  nós todos!

Nós carregamos muitas memórias aí.

Fomos gerando nossas Familias, fruto de um complexo processo de misturas aí, entre, negros, indios, italianos, Protugueses...

Se vamos mapear aqui, de 1835 anos até os dias de hoje, temos que escrever muitos livros e ainda assim, não seria o suficiente,mas podemos olhar o cenário da época e pegar alguns aspectos interessantes:

Vamos lá, o nome REVOLUÇÃO FARROUPILHA, os esfarrapados, uma guerra separatista, o que buscavam equilibrar?

Por quem eram explorados? O que reivindicavam?

As cobranças indevidas de impostos altos, a insatisfação social, politica, econômica. A dependência...

A busca por liberdade!

Será que se alcançou?

Sabemos o cenário do nosso RGS, o cenário do Brasil...

A Dívida, parece ser eterna! 

Quem vem pagando esta conta?

O Povo! Todos nós!

Então, naturalmente, o "sistema" também vem a décadas, buscando "formas de compensação" e os reflexos destas compensações, são vistos em cada família Gaúcha, em cada canto desta Terra.

Mas, afinal, qual o benefício que as Constelações nos trazem?

Quando alguém Constela, por exemplo, falta de prosperidade, perdas constantes, patologias sistemicas , o campo Mórfico genético, vai mostrando oque precisa ser visto, reconhecido, para ser "reconciliado" dentro de nossas "polaridades", nossos sentimentos que ora são de vitimas, de agressores, de culpas, de medos, de ressentimentos, de conflitos que se repetem...Chamamos de emaranhados sistêmicos.

Uma ocasião, Constelamos esta Terra, onde residimos, aqui, em Porto Alegre/RS e descobrimos que esta área, era rota de fuga de negros e indios. Imaginem!

Caminhamos por este Rio Grande sem pensar sobre todos que aqui pisaram, morreram para que nós, aqui chegássemos, também.

Mulheres guardam em seus ventres, muitas memórias, abandonos, violências terríveis!

Então, agora, estás mais familiarizado com o olhar sistêmico?

Tudo é sistêmico! A Vida, nós, somos sistemas, nosso corpo vai compensando como pode, nossas "sensações, percepções", e muitas coisas inconscientes.

Quem mais sofre aí, são as crianças. Elas vão tomando, por amor cego, por lealdade ao sistema, todas as dores deste sistema.

Crianças sempre querem salvar ! Porém, elas não tem força suficiente, não conseguem elaborar ,com a razão, como o adulto "deveria" fazer.

Crianças, agem no instinto de sobrevivência.

Se olharmos para as crianças dos nossos Pais, dos nossos avós,e por aí formos vendo para onde olhavam lá, na época destas batalhas, por exemplo, talvez possamos dizer: Agora eu Vejo! Agora eu sei! Somos iguais!

SIM! Quando olhamos para nossa criança, para onde esta olhava, e a criança dos nossos antepassados, ancestrais, vamos alcançar outro patamar de consciência.

Hoje, posso dizer aos meus Pais, Avós...EU VEJO todos vocês!

Agora, posso dizer SIM a vida!

Não buscar mais "compensar", copiar, expiar a dor do meu sistema e repetir, para ficar com a consciência "leve", posso fazer diferente!

Este é o grande salto!

Em direção a Vida!

Que as revoluções, guerras, conflitos pelo mundo afora, possam ser processados de outra forma, para que alcancemos o Amor do Espírito.

Aí, Todos pertencem!

Não há separatismos!

Assim seja!

Agradeço por tudo!

https://aterraeredonda.com.br/revolucao-ou-processo-sistemico/

 


 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

A Boa e a Má Consciencia sob a ótica Sistêmica


Certamente, já aconteceu contigo, experimentar este sentimento de culpa, por fazer algo que considerava bom, ou, sem perceber, fez algo que as pessoas avaliaram como ruim?

Ao observar essas duas situações opostas de forma recorrente, Bert Hellinger, filósofo e criador da Constelação Familiar, chegou ao entendimento de que elas estão fortemente ligadas ao vínculo familiar

Voces encontrarão muito sobre o tema na internet, em vários outros canais, como youtube, por exemplo, mas o que desejo  aqui, não somente como Consteladora e facilitadora em Jornadas Terapêuticas transpessoais, é nos levar a uma visita à infância de todos nós.
Quando somos pequenos e até antes de nascermos, estamos captando absolutamente tudo que se passa com nossa mãe e já está provado pela Neurociência, pelos estudos transgeracionais, pela epigenética, que nós carregamos em nós, a memória de muitas gerações, Exatamente 256 memórias em nosso corpo, em nosso DNA.
Agora, voltamos à criança. Olhemos para esta criança em nós e busquemos recordar, para onde olhávamos lá aos nossos 5,6,7 anos... porque antes disto, sabemos que nossas memórias ficam em um compartimento de nosso cérebro Instintivo e não recordamos normalmente,porém, está tudo lá.
Vamos visitar aí. Vem comigo!
Respira, não tenha pressa! Algo aconteceu aí? 
Como tu te sentias nesta época?
Tu eras filha(o) único, ou tinha mais irmãos?
E tua relação com eles?
Tu eras mais nova(o) ?
Te recordas de algo que tenhas sentido "culpa", raiva, medo...
Algum fato marcante, como perda de alguém no teu sistema?
Mãe, Pai,avós...
E como eram tuas amizades?
Tu te sentias bem,nesta época?
Normalmente, nós "adultos", não costumamos refletir muito em nossa infância e muitas vezes, queremos esquecer, deletar algumas tantas "memórias", não é?
Aos olhos das Constelações, as origens de tudo, começa aí, na familia e no ventre de nossas mães, nossa primeira morada.
Esta Mãe que deu sua Vida, para que aqui chegássemos.Sim, independente do que quer que tenha acontecido, todos viemos de uma Mãe e somos fruto da  relação Mulher e Homem, às vezes esquecemos de olhar para nossos Pais, apenas como a mulher e o homem e antes de serem Pais, eles são simplesmente estes indivíduos que carregam suas imperfeições humanas como todos.
Algumas dinâmicas ocultas, já começam neste nosso olhar de criança para com nossos Pais, as primeiras "autoridades" que conhecemos e que nos espelhamos, não é?
Mas, há muitos desdobramentos neste processo, na vida de cada um de nós.
Toda criança, quer salvar seu sistema.Tudo que a criança vive em sua infância, é processado com seu instinto primeiro e aí ela vai lidando com sua estrutura infantil com tudo que presencia, tudo!
Vamos aqui imaginar que esta criança, perdeu sua mãe com 8 anos e esta mãe, sofria de alguma patologia grave.
Na consciencia desta criança,ela irá lidar com esta dor, como criança e isto significa que normalmente, ela não consegue, por exemplo, viver o luto, a tristeza deste luto, então, ela irá buscar mecanismos de defesa dentro dela, para lidar com esta dor profunda em sua alma de criança.
Ela, "poderá" lidar com seus sentimentos se defendendo através da raiva, um sentimento secundário, aos olhos das constelações;
Os sentimentos secundários e adotados, não pertencem à realidade, por exemplo, a realidade do luto, da tristeza que é pontual, é rápida, no sentido do sentimento.Nós, choramos, esbravejamos,mas depois de viver em sua intensidade, vai dando lugar a outro estado,onde sentimos o que era para sentir e agora, seguimos.O adulto elabora com consciencia,mas a criança não.
A criança, para pertencer ao bando, ela vai criando camadas e camadas dentro dela, para suportar a dor!
E vamos crescendo com tudo isso...
Muitas vezes, crescemos com  nossas personalidades "melancólicas", ou agressivas, ou arrogantes, prepotentes,desenvolvemos depressão, e outros sintomas, patologias por que estivemos "dissociados" da realidade, de nosso lugar em nossas familias. Muitas vezes, aí desenvolvem-se perfis como os Salvadores de plantão, aqueles filhos (as) que acreditam que é da responsabilidade deles "cuidar" do sistema, para este não sucumba e mais ainda, para que nossa consciência não contrarie o padrão  comportamental deste sistema familiar.Então, se nossa mãe sofreu, adoeceu, ou nosso Pai, também desenvolveu algum vício, como alcoolismo,nós vamos "tomando para nós", inconscientemente,porque aí, estamos presos lá atrás, na nossa criança que não quer ser "má", ela quer estar de acordo com todos aí.
E um belo dia, talvez, alguém no sistema, talvez um irmão mais novo, venha a tomar uma atitude diferente de todos e não seguir o "padrão", por exemplo, de sofrimento, de culpa, neste contexto familiar.
Começa aí a Consciência "pesada", por contrariar, todo sistema.
A consciência pesada, na verdade, é positiva, porque se rompe o circulo de sofrimento e então, passamos a fazer diferente.
Mas, as constelações alcançam algo que nenhuma terapia atualmente alcança.
Através das Constelações, podemos ver o que está gerações atrás.A epigenética, a neurociencia e a transgeracionalidade, mostram que por ressonância, vamos incorporando sentimentos, comportamentos que nossos ancestrais viveram por décadas atrás.
O reconhecer , tomar a força dos nossos Pais, mas a força de vida, respeitando seus destinos, suas escolhas, como grandes que são e   nos reconhecermos pequenos diante daqueles que nos deram a VIDA, é um dos recursos que em uma constelação se "alcança".
Tomar Pai e Mãe, não tem nada ver com tomar a pessoa deles,mas sim a nossa existência, concedida por eles.
Na medida em que constelamos, vamos aos poucos vendo estas camadas e camadas de memórias de padrões aí,transgeracionais.
O Campo mórfico ressona o tempo todo e estamos todos interligados.
Pertencemos aí e pertencemos também a esta Força Maior!
Esta força, diante de qualquer desequilibrio ,fará tudo para retomar a Ordem, por AMOR. 
Mas, afinal, de onde surgem os desequilibrios?
Todos nós, temos 3 consciencias:
Consciencia Individual (Nosso Eu primeiro)
Consciencia Coletiva(Consciencia de clã, de bando)
Consciencia Espiritual (Onde transcendemos além das primeiras consciencias e nos conectamos a algo maior e aí, todos pertencem!

Nossa Consciencia Individual é "egocêntrica), é ela quem cria as maiores desordens,pois sempre acaba excluindo alguém, condenando...
A Consciencia coletiva, incorpora o comportamento do clã e também exclui.
Aonde houver exclusão de alguém, a consciencia maior virá cobrar soluções e aí, é que muitas vezes, que paga a conta, são os descendentes: Filhos, netos...
O Adulto em nós, muitas vezes, está "aprisionado" a consciencia inferior ou coletiva e segue em um comportamento de dor, sofrimento, ou raiva, culpa, medos...
Adoecemos principalmente nesta esfera da consciencia individual, onde achamos que ninguém sabe mais do que nós,que nós é que sabemos tudo e não aceitamos palpites de outros, tampouco ajuda.
Tudo isso, é inconsciente.
Precisamos ver para crer!
A Abordagem sistêmica nos trás para algo que nos possibilita ver!
Quando vemos, tudo muda.Claro, o processo é de cada um nesta jornada,mas aquilo que precisava ser visto, ser reconhecido e encaminhado, dentro da gente, principalmente, acaba nos deixando mais "leves" e tomando nosso lugar na familia e em sociedade.
Quando achamos nosso lugar na familia, mudamos nosso lugar no mundo,compreendem?
Tenho vivenciado muitas mudanças em mim mesma, desde que ingressei neste olhar sistêmico e a cada Constelação, também "vou curando",muitas questões em mim mesma e meu sistema.
Quero contar algo à você leitor(a).
Em meu quinto livro, Equus & Ecos do Espírito, Constelações Sistêmicas com Cavalos, conto como tudo começou com os Cavalos.
Nestes movimentos com a Manada, quando participei de uma Constelação, uma égua, dentre 6 que estavam no redondel, esta égua, que eu escolhi para me representar, ela chega em um momento que salta cerca e sai campo afora.
Ali, pude ver claramente a mim mesma, diante de situações em meu sistema, com as quais eu não suportei lidar, por ser pequena, muito pequena e ainda me sinto pequena, diante da grandeza destes que vieram antes de mim.
É neste sentido também, que respeitamos a hierarquia e o equilibrio entre dar e tomar.
Ninguém consegue dar o que não tem.
Também, não devemos receber além do que necessitamos.
Estes são princípios para que a Ordem se restabeleça.
Acredito que de alguma forma, consegui dar uma "noção" destas consciencias que nos habitam e do como as interpretamos de forma "distorcida", desigual, muitas vezes.

O Tema te atrai?

Me segue no Instagram
Facebook
youtube

Liana Utinguassu