terça-feira, 31 de dezembro de 2024

DESENVOLVER CONSCIENCIA

 

Ashin Tejaniya (Reflexões sobre a Prática).

-------------

1. Meditação não é apenas se sentar em uma almofada. Não importa em que postura você esteja, se sua mente estiver plenamente atenta e com entendimento correto, você está meditando. 


2. Se você não consegue estar plenamente atento, não se force a fazer isso. Aprenda a relaxar, aprenda como ficar confortável primeiro.


3. Tente meditar deitado de vez em quando. Aprenda a desenvolver a consciência em qualquer postura na qual você estiver. Permaneça sempre consciente de sua experiência e observe a diferença no esforço mental necessário para manter a consciência em diferentes posturas. 


4.  Esforço correto significa perseverança. Não significa concentrar muito, controlar, forçar ou restringir a si mesmo. Focar muito surge da avidez, aversão ou ignorância da prática. 


5. Você pode estar consciente das sensações corporais, sentimentos e atividades mentais. Mas não pense neles como sendo 'meus'; eles são apenas o que são: sensações são apenas sensações, sentimentos são apenas sentimentos, atividades mentais são apenas atividades mentais – essa é sua natureza fundamental. Sempre tente observá-los com essa ótica em mente; se não o fizer, ou seja, se você os experimentar como 'meus', apego ou aversão surgirão inevitavelmente.




Não medite para consertar a si mesmo, para se curar, para melhorar ou para se redimir: em vez disso, faça como um ato de amor, de profunda e afetuosa amizade consigo mesmo. Dessa maneira não existe a menor necessidade da sutil agressão do auto-aperfeiçoamento nem da infinita culpa de não estar fazendo o suficiente. Esse jeito oferece um fim para a incessante roda de tentar com tanto esforço que amarra a vida de muitas pessoas em um nó. Ao invés disso agora há a meditação como um ato de amor. Como isso é infinitamente maravilhoso e encorajador.” - Bob Sharples.


Nenhum comentário:

Postar um comentário