domingo, 29 de dezembro de 2024

LEVANTA E ANDA


Faziam alguns dias que não escrevia por aqui...
Estive e estou ainda, em uma imersão profunda.Nas profundezas de minha alma.
Todo ano, nestas datas, busco de alguma forma " meditar".Fazer um bom retrospecto, olhar para tudo como foi, sem lamentar o que poderia ter sido,mas nem sempre foi assim.
Digamos, que acerca de 30 anos, pratico este movimento, nestas datas,principalmente.
Natal e Ano Novo, tem simbologias profundas, em diferentes olhares, culturas ou tradições e isto me faz bem, olhar por diferentes faces da Montanha,pois a Montanha me ensinou que tudo tem mais de uma face e o sol vai mostrando LUZ e sombra, nossas naturezas, nossa criação.
A Luz, não existe sem sobra e sombra busca a Luz, para VER oque necessitamos VER.
Olhar é diferente,mas VER, vai além do aparente.
Já estive por dias, jejuando em cima de Montanhas Sagradas no Altiplano Boliviano/Peruano e posso atestar que SIM, as Montanhas falam!
Tudo fala nesta nossa NATUREZA e neste ano, adentrei em um mergulho profundo das 12 noites Santas.
É o assim denominado período que vai da noite de Natal (25) até a noite anterior ao dia dos Reis (05), quando, segundo a antiga tradição cristã, bençãos divinas se derramam sobre nós através dos portais das 12 constelações do Zodíaco, o cinturão de estrelas em volta do espaço sideral no qual existimos.
Rudolf Steiner associou essas noites às hierarquias espirituais, descritas como seres divinos em constante transformação. Cada noite simboliza um passo no caminho espiritual, permitindo-nos conectar com essas hierarquias, desde os Serafins e Querubins até os Anjos, mais próximos de nós.
Mais abaixo, te deixo um link para ,se quiseres, aprofundar.
O Fato é que este mergulho, tem me trazido muitas respostas em sonhos e acordada.
Hoje, por exemplo, estamos na quinta noite Santa, onde a Constelação de Escorpião nos rege e aí, vamos às profundezas, lidando com nossas sombras, para também alcançar o vôo da águia, simbolizando nosso renascer.
O Dia, aqui no RGS, amanheceu muito interessante, com chuva e sol o tempo todo, tendo firmado agora, ao menos, onde estou,mas tudo isso, me grita muito claro!
A Natureza tem seus altos e baixos, tem sua LUZ e sombra, noite e dia e Nós, igualmente,mas muitas vezes ficamos nos escombros, reclamando algo, aprisionados a nossa consciência infantil, cérebro instintivo, do ser Humano, lhes dando aqui, um olhar como Terapeuta Sistemica, Transpessoal.
Temos níveis de compreensão, níveis de consciência e não  estamos "sempre " no topo, entendem?
Oscilamos, justamente para percebermos o que sentimos, quando algo surge, algo oculto que precisamos trazer à luz da consciência e aí surge: LEVANTA E ANDA!
Ninguém pode fazer por ti!
Somente nosso adulto pode e se este adulto diz: Não consigo, é necessário olhar para a Criança, pois é ela que guarda aí, nos escombros, aquilo que foi difícil, que traumatizou, que feriu, que abandonou...
Tenho 62 anos e somente "agora", consegui olhar para minha criança.
Eu nutria muita arrogância, muita prepotência, claro, inconscientemente,mas ,como segui por longos anos, uma peregrinação espiritual profunda, nas bases "xamanicas", ancestrais, indígenas, entre outras práticas, budistas...eu tinha a ilusão de que "eu" não precisava olhar mais para minha criança.Vejam que prepotência e ignorância até, da minha parte.Achava que por subir montanhas, descer, participar de rituais, onde sim, morri e renasci, eu já estava
"OK", com esta alma pequenina ,minha essência.
Porém, após o falecimento de minha Mãe, em 2023, pude perceber algo diferente em mim, que tenho olhado com muita atenção.Meus Lutos!
Minha Criança estáva enlutada, mas não queria ver, seguia atendendo, como Terapeuta, Consteladora sistêmica...
Porém, cumpre destacar aqui, que justamente cnas Constelações assistidas Por Cavalos, foi onde "despertei" para Onde a alma da minha criança olhava.
para quem não conhece as Constelações e Constelações com Cavalos, vale vivenciar!
Hoje, sou Consteladora e opero mais com os cavalos e na água, com bonecos e com pessoas.
As Constelações te levam a VER, dinâmicas ocultas que tu não vias, como por exemplo, fragilidades, ou durezas de tua alma. Diferentes temáticas são aí possiveis de se trabalhar.
Mas, com certeza, Levanta e Anda, cabe aqui!
Porque o Constelador, não vai caminhar por ti, nem abrir nada para ti, mas terás tua autonomia para fazê-lo e só teu adulto pode mover-se aí!
Coragem de olhar para tuas fragilidades, fortalezas, e abrir esta porta para adentrar, olhar, o que até então só expiavas, como uma criança que olha no buraco da fechadura, ou escuta atrás da porta, ou chora no escuro, ou se esconde debaixo de uma mesa, ou outro lugar...
Levanta e anda, serve para TODOS nós!
Compreender o que está além de nós, o que não depende diretamente de nós,o que  faz parte de um cenário transgeracional, antigo, que é trágico e recorrente, também, não será resolvido por nós, então, aí podemos ajoelhar e dizer:
Sou pequena aqui!
Por favor, me libertem!
Ou, por favor, me liberte de ser a filha perfeita(o).Me libertem das expectativas.
Constelar tem sido libertador e altamente Curativo!
As pessoas que me procuram, como já dizia um Pajé: Chegam, porque tem que chegar.
O Constelado, busca e encontra, seu Constelador.
Assim foi comigo e assim é com quem me chega.
E a cada pessoa eu agradeço, bem como aos meus antepassados e ancestrais.
Desejo que você que aqui chega, possa Levantar e andar, com suas pernas!
Não há nada mais libertador e leve, do que isto!
ANDAR na direção do que você quer!
Poder dizer:
Sinto muito se "vocês" escolheram outros destinos,mas "escolho" seguir para VIDA.
Muitas vezes, estamos tão aprisionados na consciencia infantil, que desejamos ser iguais aos nossos PAIS, em suas dores, doenças, patologias...Justamente por amor cego!
Por compensações CEGAS, inconscientemente dissemos:
Mãe, eu morro por ti,ou Pai, sou igual à você, ou..irmã, tomo isto para mim...e aí, adoecemos e deixamos para outros compensarem por nós...
Será coerente?
Fica a critério de cada um,mas LEVANTA E ANDA!
é o que minha alma  compartilha contigo para 2025!

UM Ano onde Cada um possa ofertar algo de melhor, não somente receber, pois o equilíbrio deve existir, para que a árvore cresça.
Se você só quer receber...Olhe para sua criança! Ela precisa que você a levante para que ela, ANDE!
A sua ARTE, não é perfeita! Mas, antes feito, que perfeito!
Lembremos disto!

Gratidão!
Um Novo ciclo de grandes https://www.continuamente.com.br/2023/12/22/as-doze-noites-santas/
https://www.grupoatomoealinea.com.br/o-pensamento-de-rudolf-steiner-no-debate-cientifico.html
Se desejares aprofundar, também posso ser util.








 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Querida Liana, li com atenção como teu excelente texto LEVANTA E ANDA pede.
    Quando amadurecemos, trazemos pela vida afora parte da criança que fomos, com suas alegrias, mas também com seus problemas e sua imaturidade. A criança, com seus problemas, um pouco ou muito traumatizada pelas circunstâncias da vida, essa também vem junto, mas têm de ser trabalhada, não poderá interferir na nossa vida de adulta, seremos adultos desequilibrados, amargos, sofridos pelos caminhos da vida.
    Ter como companheira a criança alegre, com seus sorrisos intensos, sem travas é ótimo. Mas a outra criança, que também trazemos junto, com sua imaturidade e seus problemas, essa não poderá interferir no nosso andar, essa criança teremos de trabalhar para dar lugar ao adulto equilibrado e mais saudável.
    Também penso sempre nessas mudanças de ano, nesse “Novo Despertar”. Essas renovadas esperanças com uma boa dose de propósitos, de uma vontade de pôr em prática o que durante o ano que se finda não aconteceu. É como se fosse buscar uma nova vida, com mais maturidade, mais equilíbrio, com mais conhecimento desse longo caminho como dizem, mas que na verdade não é tão longo assim.
    É muito saudável lembrarmos daquela criança que fomos, agora com a leveza da bagagem. Então, Liana, vamos todos entrar sim, no novo ano com nossa criança, mas com sua alegria, com suas risadas, mas que não interfira no crescimento da mulher madura, experiente e batalhadora que todas nós precisamos ser.
    Beijinhos, querida, e FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tais...Na verdade, a gente visita nossos tempos, nossas consciências de infância, de adolscencia, de "adultos"...Tenho uma enorme alegria por aqui estar te escrevendo, porque fostes TU a me inspirar e estimular a retornar aos blogs.Estava esquecida deles e aqui é um espaço onde também a menina dança, a mulher dança, a mãe, dança, a avó, também...e todas as que vieram antes, dançam juntas e tu estás aí! Privilégio enorme, uma benção conviver com vocês, e aprender das histórias que escutamos na infância, e outras não contadas,mas agora, elas dão espaço aos que também não estão mais aí, mas ecoam em nós. É reconhecer cada um, nos seus tempos e processos. Por isso, quando nos encontramos, falamos muito!!!Sinto que muitas vozes estão aí, sendo escutadas e reconciliadas, ressignificadas com CORAÇÃO.

      Excluir