Venho compartilhar um pouco com vocês, acerca do meu Servir como Consteladora Sistemica.
Minha Formação abraça diferentes abordagens terapêuticas e como Consteladora, me especializei nos métodos: Constelar na água
Constelar com Bonecos
Constelar com Pessoas
Constelações Assistidas por Cavalos (Formação Internacional) Instituto Pacagua (Argentina)
Constela Pet
Muito antes de falar sobre Constelações, acredito que vivenciar o processo é fundamental.
Foi o que fiz e aqui estamos!
Minha primeira Constelação, se deu com Cavalos e os desdobramentos me levaram a aprofundar também minhas vivências neste sentido,mas vamos por partes.
Talvez você já tenha escutado coisas boas sobre o método Bert Hellinger (quem gerou o método Constelações Familiares Sistêmicas), ou você tenha lido à respeito e ainda tenha muitas dúvidas, enfim, não busco aqui, dar uma aula, não tenho esta pretensão,mas posso falar do que vivi e vivo através das Constelações.
O que é Constelação?
A constelação sistêmica ou familiar é um método terapêutico criado pelo alemão Bert Hellinger, “familienaufstellung”, no qual por meio de observações e estudos desenvolveu três leis sistêmicas, que são estruturas que contribuem para a harmonia, se forem respeitadas. Hellinger as nomeia de “ordens do amor” e assegura que são naturais e existem de modo instintivo e automático em qualquer um de nós. São elas a lei da hierarquia, do equilíbrio e do pertencimento. E ela pode ser aplicada nos mais diversos conflitos da existência humana.
Hellinger buscava entender como a energia do nosso núcleo familiar pode influenciar em nossas decisões.
Em síntese,toda e qualquer herança familiar, como por exemplo, doenças, perdas de entes queridos, brigas de família, separações, entre outros fatores podem ser determinantes para agregar aspectos negativos em nossas vidas.
E isso pode atrapalhar o nosso processo de desenvolvimento humano.
A Constelação Sistêmica está em consonância com o novo paradigma da Ciência, e possibilita uma compreensão ampla e profunda dos fenômenos e acontecimentos da vida, podendo, portanto, ser considerada um meio adequado para auxiliar na solução dos inúmeros conflitos que diariamente chegam como demandas familiares e sociais.
Nós somos altamente sociáveis e mantemos relações de interdependência entre nós, por isso fazer bom uso desta abordagem é possível e tão importante. A Constelação Sistêmica é capaz de auxiliar na compreensão (entender e aceitar) o que já se passou e também pode ajudar na busca do que é possível ser feito para alcançar significados novos para histórias de vida e propiciando o desenvolvimento de uma nova postura rumo a evolução e crescimento individual, familiar e profissional.
Constelações com Cavalos
Os cavalos indicam novos campos de aprendizagem, movendo soluções imediatas para sistemas em funcionamento. Somos estimulados pelo campo a agir num nível mais consciente, com ações autênticas e verdadeiras.
A qual público é destinada a Constelação?
Adultos, jovens, crianças e idosos podem participar da vivência. Os atendimentos não exigem montaria, o papel da facilitadora, bem como da equipe de apoio é assessorar cada participante para que não haja interferências. Os resultados das constelações com cavalos dependem de cada pessoa e do nível de compreensão que atua pela subjetividade. Integra autoconfiança, auto conhecimento e o desenvolvimento da relação homem x cavalo.
Todas as pessoas que têm mente e coração aberto, podem constelar um tema com apoio dos cavalos, eles atuam espelhando o campo energético do sistema em foco. Durante uma sessão, eles mostram rapidamente as informações ocultas que emergem a partir da força do campo morfogenético, ajudando a clarificar processos internos da questão do participante, quer seja verbalizada ou não.
Qual é o diferencial de se utilizar cavalos para a prática?
A base das constelações familiares é mantida durante a vivência, o que difere dos trabalhos convencionais é a duração de cada atendimento que diminui bastante, por conta da interação com cavalos. Os cavalos acessam rapidamente o campo morfogenético, trazendo à luz informações que tornam o tema do cliente mais claro aos olhos de todo o grupo.
Registros de encontro facilitados por Liana Utinguassu
Constelação na Água - Baseada na metodologia HidrossistêmicaHIDROSSISTÊMICA é uma abordagem que utiliza a técnica da constelação familiar sistêmica e integra o trabalho de Bert Hellinger com dinâmicas psicoterapêuticas: - Física Quântica - Neurociência - Bioenergética - Epigenética - Biossíntese.
Quem criou a constelação na água?
As constelações surgiram com Bert Hellinger como uma ferramenta terapêutica, mas foi Úrsula Frank que trouxe as constelações para o âmbito individual. Através da interação e do diálogo com o paciente, iam surgindo insights de memórias atuais, transgeracionais e a resolução para determinado problema (o campo informa).
Agora, que você leu aqui, sinta...Veja se algo te faz sentido, se te chama para vivenciar.
Antes de embarcar em qualquer jornada, faça a pergunta: Este caminho tem um coração? Se a resposta é não, você saberá, e então você deve escolher outro caminho.
Carlos Castaneda
Sou Liana Utinguassu, e espero que você não crie expectativas em mim, ou nas Constelações, mas que "você" decida se quer tomar contato com uma abordagem Terapêutica que possa te trazer clarezas aos emaranhados do teu sistema familiar, das dinâmicas que se repetem, das dificuldades que você hoje tem carregado e que te trazem "peso", sofrimento, dor,ansiedade, angústias...
As Constelações estão aí, para trazer à Luz, o que estava oculto e sendo assim, ressignificar, talvez, para libertar,dizer Sim ou Não...sem sentir-se "culpado",tampouco excluir, tampouco julgar...
"O Julgamento é sempre uma Confissão"
“Amor ao próximo significa amar os seres humanos como eles são, alegrar-se com eles como são, reconhecer-se igual a eles e amar cada um em suas características pessoais, sem desejar que seja diferente.
Nesse sentido amo também o seu destino, tal como ele é, mesmo sem entendê-lo, mesmo quando ele me limita ou desafia, ou quando me traz um fardo. Quando abraço o meu destino e o destino alheio como se fossem predeterminados e, portanto, como inelutáveis, vejo que eles não diferem entre si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário