domingo, 5 de maio de 2024

O "Sucesso " Profissional o que é? Cruzando olhares

 


A FLECHA é uma ferramenta de amplos significados no Universo Indígena e hoje, um instrumento que também utilizo nos trabalhos que desenvolvo.
O primeiro e decisivo êxito de nossa vida foi nosso nascimento. Quando tivemos que vir ao mundo através de nossas próprias forças, sem intervenções externas, foi a melhor maneira e a que teve as mais vastas consequências. Pela primeira vez, tivemos que demonstrar nossa capacidade de nos impor.” Bert Hellinger



Começo este tema voltando um pouco no tempo...
Quero me reportar aos meus 7 anos, 8, 9 e dez anos...
Sim, tudo tem um antes e meu antes, aqui precisa ser visto.
Sou a mais nova de três filhas e na época em questão, meus Pais eram vivos e minha diferença de idade em relação as minhas irmãs, era, considerável na época.
A irmã do meio, era 4 anos mais velha e minha irmã mais "velha", tinha 7 anos de diferença.
Ambas, já namoravam, saiam para reuniões dançantes, enfim, tinham suas vidas de adolescentes, como toda adolescente.
Eu, uma criança ainda que brincava com suas bonecas, sonhava muito, sobretudo em ganhar uma bicicleta "caloi" vermelha!
Minha mãe, não trabalhava fora,meu Pai sim,mas era assim nesta época, lá pelos anos 1970...
Como toda criança, observava muito minha mãe na cozinha e adorava ver o que ela fazia,como fazia e meu Pai, que era muito brincalhão conosco,mas mais comigo, creio...
A gente enxerga os Pais como "super heróis" e eu via tanto minha Mãe, como meu Pai, como duas pessoas super dotadas!
Mas, eu andarilhava com meu Pai, normalmente ele me ensinava lutas, me ensinou a jogar tênis, desde os 7 anos e nós sempre estávamos juntos, como eu disse, talvez por eu ser a pequenina.
Crianças captam muitas coisas e comigo não era diferente...
Escutava muito, minha Mãe falar sobre dificuldades financeiras com meu Pai, sobre as filhas terem necessidades e sentia a preocupação deles,neste sentido e tantos outros...
Bem, vou buscar ir direto ao ponto,até porque,é apenas um raciocínio que estou aqui desenvolvendo.
Nossa vida não era tão fácil, me refiro aos aspectos financeiros,principalmente.
Tínhamos meia bolsa de estudos na escola Sévigné, uma ótima escola de freiras na rua Duque de Caxias, em Porto Alegre/RS ,que existe até os dias de hoje.
No dia 20 de Maio de 1972, após eu completar 10 anos, meu Pai veio à falecer em um campeonato de Tênis e desde então, minha vida, nossas vidas, sofreram muitos abalos!
Minha mãe teve que buscar trabalho,o que conseguiu em um prazo curto de tempo,mas o que devo destacar aqui, é que em um olhar de uma criança de dez anos, ficar sem a Mãe por perto e sem o seu "Herói", foi algo avassalador, que por muito tempo me causou muitos medos, tristezas e raivas que escondi em um poço bem fundo dentro de mim.
Os anos iam passando, fui crescendo...lidando comigo mesma,porque sempre via minha mãe preocupada com nosso sustento, sendo algo que me tirava o sono ver a ela tão triste e tão angustiada!
Lá por meus 13 anos, consegui meu primeiro emprego,como auxiliar de secretária...
Nunca tive muita sorte com empregos. Eu conseguia,mas era fogo de palha, não por minha responsabilidade,mas por circunstâncias onde eu sempre acabava "perdendo"...
E quero aqui voltar ao fato de que meu Pai, sempre enfrentava os mesmos desafios.Ele não criava muitas raízes nos empregos, acabando também perdendo...
Agora vou dar um pulo nesta história para que possam compreender o porque do titulo: O Sucesso profissional, O que é? Aqui começo a cruzar a visão sistêmica, como Terapeuta Sistêmica.
Hoje eu sei. Hoje eu vejo, olho para tudo como foi e percebo que também, de alguma forma tomei indevidamente muitas coisas.
Trabalhei desde cedo e ao longo da vida, mais doei do que recebi.
Eis aí um desequilíbrio, uma disfuncionalidade, concordam?
Estou com 62 anos e confesso que pelos tantos cursos, vivências, dentro do que faço, talvez, por um olhar " corporativo", de um sistema altamente competitivo, tivesse reunido aí,muitos "ganhos",mas o que são "ganhos", o que é sucesso? 
Me refiro para você que lê aqui este breve relato.
O sucesso para mim, não se mede por cifras, definitivamente.
No olhar sistêmico, se aborda tanto as correlações com Pai como com a Mãe,pois ambos são mais que "pilares" em nossas vidas, porém, muitas vezes, ao olhar da criança, geramos expectativas, sonhamos alto, ao olhar para nossos Pais e esquecemos que são seres humanos, não são perfeitos, cometem equivocos, são vulneráveis, ainda que possam não reconhecer e entre muitas questões, podem falhar sim! Não são infalíveis! 
Nós também Não!
O sucesso profissional é algo que vai além de conquistas materiais, creio. Vem da riqueza do que nos empenhamos, do amor com que fazemos as coisas, do como inspiramos pessoas, como geramos benefícios e posso dizer SIM, me considero uma pessoa que conquistou muito!
Não me refiro a cifras! As cifras são uma consequência de algo que não se mensura...
Mas, toda vez que o tema sucesso financeiro, ou sucesso profissional me chega, até por conta das Constelações Familiares Sistêmicas, este é um tema muito procurado para se Constelar e aí eu me pergunto:
O que falta ver?
Estamos a serviço de quem?
A resposta que me faz muito sentido hoje, é: SIM! Estou a serviço da Vida.
Observo, que entre "perdas" e danos, o balanço é positivo e aos 6.2 tenho orgulho de mim, sem pretensas falas e você?
Você tem orgulho de sua trajetória?
Você se considera uma pessoa de sucesso,porque prisma?
Você se contrataria?
Você costuma fazer um retrospecto de vida?
Conseguiria listar aqui, questões que configuram sucesso na sua vida?
Você se sente devedor (a),em algum aspecto?
Que tal listar suas Fortalezas e Fragilidades?
Então, faça este exercício consigo mesmo(a).
Depois, se por acaso, seguir se lastimando pelo que não fez, pergunte-se:
O que ou quem, falta em sua vida?
Não existe fracasso quando se busca "Fazer"...faz sentido?

Bem, vamos então refletir juntos e fazer este exercício,ok?

Agora, deixo aqui, uns referênciais de leitura para se você quiser ir mais fundo no tema, sob a visão das Constelações.
Fico totalmente ao dispor,

Liana Utinguassu
Consteladora Sistêmica
Constelações Assistidas por Cavalos
Constelar na Água
ConstelaPet










Sugestão de leitura

Transforme sua vida profissional por meio da visão sistêmica (raizesinstituto.com.br)









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário