quinta-feira, 14 de março de 2024

Retorno 2024



Caros Amigos, leitores...

Faz um bom tempo que não escrevo por aqui, mas acredito que como tudo que plantamos, alcança seu "florescer" e se multiplica nos devidos tempos...

" A FONTE NÃO PRECISA PERGUNTAR O CAMINHO, A FONTE SABE" (Bert Hellinger).

Não pretendo "espremer estes anos todos sem escrever, mas vamos ao "retorno" e o porque deste retorno...

Hoje, contamos com redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, whatsApp e muitos outros recursos e fui seguindo o fluxo, digamos assim, sem jamais esquecer o ANTES.

Em novembro de 2023, minha Mãe Zulma, partiu para Terra Sem Males, Vida que segue seu fluxo, mas sabemos que é um processo forte para todos, creio.

Neste dia, reencontrei muitas pessoas, familiares que não os via há mais de 30 anos, com certeza!

Neste movimento de reencontro, pude dizer à todos: SIM! Eu vejo Vocês!

Sim, hoje eu compreendo tudo como foi e reconheço meu lugar também neste contexto.

Agradecer sobretudo por tudo!

Dizer, "sinto muito", para algumas pessoas, olhando nos olhos, é libertador.

Dizer também, de coração, alma, Espírito, que cada um tem suas escolhas e que somos todos responsáveis por elas, sem culpa, sem julgamentos, apenas reconhecendo cada um ao coração, bem, não posso negar que foi além das palavras, foi em minha alma, a certeza de que SIM, agora cada um estava apto a seguir para VIDA!

Minha Mãe e eu, sempre tivemos uma relação muito aberta e alegre, ainda que por vezes tivéssemos discordâncias, sempre houve AMOR e RESPEITO.

No dia de seu velório, reencontrei uma prima querida: Taís Luso de Carvalho, seu esposo Pedro Luso de Carvalho e Alexandre seu filho, que  veio à frente, sorrindo e me chamando pelo nome: Liana...

Muitos momentos me emocionaram na passagem da minha Mãe em Vida e para vida eterna, mas este momento foi talvez uma das grandes respostas que eu desejava obter.

As famílias são um SISTEMA e nós todos, ocupamos lugares aí, carregamos memórias, ancestrais e transgeracionais e muitas vezes, acontecem afastamentos, entre outros tantos "emaranhados" em nossos sistemas Familiares que nos custa compreender, aceitar e até reconhecer, para fazer diferente, para não repetir as mesmas "dinâmicas", muitas vezes por "amor cego", por lealdade, fidelidade, culpas, medos, vergonhas, raivas...tomamos as situações de uma forma "desigual".

Todos nós carregamos 50% de nossa Mãe e 50% de nosso Pai e isto inclui os sistemas deles, nossos avós, bisavós, tataravós...

Toda família tem seus desafios, hoje eu vejo desta forma e nem sempre compreendemos o que houve de fato, mas eu ali estava olhando para pessoas da nossa Família, que havia muito tempo, não nos falávamos.

Vou fazer um breve parênteses aqui, para lhes dizer que minha profissão, como Terapeuta Sistêmica, me trouxe e segue me fornecendo, grandes revelações acerca de princípios básicos de Vida para que o "equilíbrio", harmonia, aconteçam, se tivermos presente a Ordem, Hierarquia, Reciprocidade...

Então, meu olhar de hoje, sobre tudo em minha existência já de 6.1, carrega esta leitura e posso dizer que hoje eu sei, vejo, respeito tudo tal qual recebi de minha Mãe e Pai e de todos que vieram antes e depois.

Reencontrar Taís e ver seu sorriso estampado, abraço fraterno e presença naquele momento tão crucial para nós, foi receber o abraço de todos os que já não estão mais neste plano, foi sentir que sim, todos pertencemos, sempre pertencemos e os caminhos que trilhamos, as escolhas que cada um fez ao longo de muitos anos, também é de cada um de nós.

Quando no centro, sentimos leveza, é quando verdadeiramente olhamos para todos de nosso sistema familiar e damos um bom lugar ao Coração. Somente aí, alcançamos "PAZ".

As Constelações Familiares Sistêmicas  são hoje, a Fonte que jorra em minha alma, reunindo as bases Ancestrais e que considero como as raízes de todos nós, o tronco e a copa de nossa árvore da Vida, pois aí, todos estão!

Taís, minha prima, tu me fizestes vir aqui escrever novamente! Tu, que carregas tão profunda relação de Vida com Cavalos, como uma Grande AMAZONA, tu escritora, me trouxestes aqui, de volta as CARTAS DE ONTEM e de hoje, bem como a força de "MANADA", do nosso sistema Familiar, que ao longo da Vida, nos mostrou que SIM, estamos aqui e olhamos para VIDA , honrando todos os que vieram antes, Honrando sobretudo a VIDA que recebemos.

Para quem não tem muita familiarização com a abordagem terapêutica Constelações, busquem ler, busquem experienciar, pois os resultados vêm, no tempo certo, mas se estamos abertos e conectados, podemos ressignificar muitas questões, gerando FORÇA .

TODOS PERTENCEM

Gratidão MÃE,

Gratidão Pai

Gratidão todos vocês!

EU VEJO! Cada um e os abraço

Dou um bom lugar ao coração

Gratidão Minhas irmãs, Ângela, Cinthia(+), abraço Vocês

Gratidão Filho José Otávio

Clarissa Molossi

Noah (Nosso Neto)

Gratidão Raul Fernando Meneghetti Regadas, companheiro de Vida!

Vejo nesta árvore, muitos!! Ela está brilhando agora e floresce!

Taís, Pedro, Alexandre, vocês sempre estiveram e no coração, ali estão.

Bem, agora, cumpre reforçar que hoje, estou no Instagram, Facebook, WhatsApp...

Sou Consteladora Sistêmica

Estou à serviço da Vida

@lianautinguassu53

Facebook Liana Utinguassu

You tube Liana Utinguassu Consteladora Sistêmica

email- 

liana.rs.lumina@terra.com.br

“A vida vem de longe. Os pais são apenas um portal pelo qual ela chega a nós. Portanto, se você em vez de olhar para os pais, olha para a própria vida e a toma a partir daí, terá plenitude independentemente do que tenha acontecido em relação aos seus pais.”Bert Hellinger





 



4 comentários:

  1. Querida Liana, vim para conhecer um dos teus blogs e tive
    a oportunidade de ler essa tocante postagem, na qual dizes que estás de volta aos blogs depois de alguns anos fora deles.
    Para mim e para a Taís foi uma grata surpresa te ver no Mundo dos Blogs. Espero que prossigas postando os teus belos textos escritos para o momento da postagem ou com os textos tirados de teus livros, pois esse caminho do Blogs, é, ao meu entender, um dos melhores caminhos para as pessoas que são afeitas à leitura e à escrita. Portanto, Liana, esse é um terreno fértil que já está adubado para o plantio, mas que também já está com grande área plantada a espera da colheita. Veja bem, querida Liana, não temos o direito de guardar a riqueza só para nós, ela é semente que deve ser espalhada pelo vento para que a terra as acolha e faça crescer frutos.
    Paz, saúde e felicidade, agradecendo muito tuas carinhosas palavras que li no teu texto acima, com a leveza que vieram com elas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, fico muito gratificada, honrada, por receber este carinho de vocês. Muito me fala ao coração, acreditem! Agradeço por este nosso retorno ao convivio e trocas lindas. Sim, entendo que não devemos reter nada, devemos fluir e assim, vamos gerando outros fluxos...GRATA!!!

      Excluir
  2. Liana, minha querida, tu te expressas tão lindamente, com muita leveza. Viva teu retorno aos blogs!
    Tantas coisas disseste que sem dúvida mostra os sentimentos familiares que são muito fortes, e nossos sentimentos estão carregados de saudades e que vamos recuperar, com muito amor. Essas coisas, esse cotidiano que abrange a todos nós é que gosto de dividir no meu blog para reflexões, sempre tiramos alguma coisa muito especial das nossas atitudes, pois na verdade, todos nós, vistos como mais normais, somos meio parecidos. Erramos, acertamos...
    Tens muitas coisas excelentes à dividir, e com tua linda escrita será uma agradável leitura sempre.
    Beijinho, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís, tu és a madrinha neste novo movimento de "retorno". Gosto muito de escrever e certamente seguirei a postar,mas como também estou em fase conclusão de meu quinto livro, entre outras atividades por aqui, vou ir com calma...Beijo carinhoso

      Excluir