domingo, 31 de março de 2024

Como Comungo com o Sagrado


O que é Sagrado?
Não sei nomear, classificar "algo como sagrado", pelo simples fato que para mim, estar viva e participar da Vida, com tudo que existe, com as relações, com a Terra, com o Céu, com reinos, com elementos, elementais...enfim, tudo é sagrado.
Acredito que onde tivermos que classificar, já não é "sagrado".
Ontem, no sábado de Aleluia, para maioria dos Cristãos, para nós, para mim, também é importante.
Isto vai além de crenças.
Algo que não entendo bem, é como podemos separar as crenças?
Porque separar?
Se todas as moradas são sagradas, todas as verdades, todas as maneiras de cada um praticar sua "fé", é sagrada.
Fui criada nas bases judaico/cristãs, mas ao longo de minha peregrinação de vida, fui conhecendo muitas outras moradas sagradas e leituras acerca do Sagrado, inclusive o "sagrado ponto de vista", que as nações indígenas tanto falam.
Já contei em alguns outros textos, que passei longos anos em uma peregrinação pessoal, espiritual, de retorno as aldeias indígenas e também este retorno, me levou a outras tantas interfaces, inclusive com o Budismo Tibetano e Zen Budismo, com a Umbanda, com o Kardecismo, Hinduísmo, com escolas iniciáticas, com muitas vivências pessoais, dentro de cada um destes "caminhos" e conselhos de sábios ,mulheres, homens, que se tornaram para mim, mestres (as) de caminho. Minha visão de Sagrado é esta, é ecumênica, é como o Amor do Espírito dito por Bert Hellinger o "Pai das Constelações Sistêmicas Familiares", ainda que outros tenham também trazido estas leituras à nós e ao próprio Bert Hellinger.
Sagrado, sagrado pensamento, sagrada palavra, sagrada prática e forma de caminhar conforme nossas palavras...Será que conseguimos?
É um constante desafio, mas sigo sendo quem sou e não abrindo mão de valores sagrados para mim.
Entendo a Vida, desta forma, não nas disputas de poder que sempre nos levam a um "cabo de Guerra".
Não me sinto bem aí. Não pertenço aí. Talvez por estas e outras, também não compreendo a "política", embora o foco aqui não seja debater sobre "política", mas ir além dela.
Para mim, os ideais são de cada um(a) e nossas relações deveriam estar acima de tudo isso.
A Humanidade já viveu muitas épocas...
Vou chegar no sábado de Aleluia novamente e "hoje" no Domingo de "Páscoa".
O que realmente significa para nós?
Certamente, também aqui, não é meu objetivo debater religiões, pois acolho em mim, o pensar ecumênico, o ser, ecumênico, o comungar, seja em uma mesquita, igreja, casa de umbanda, um templo budista, ou aldeia indígena, ou no coração da Mata, onde ali sim, ali, vejo que a diversidade me trás a PAZ expressa na Ordem, no equilíbrio, reciprocidade e todo um sagrado sistema, subsistindo e se multiplicando em múltiplos outros sistemas...
Li muitos livros, escutei muitos mestres, não "mestres" vaidosos de si, que queriam destacar-se mais que outros. Tive o privilégio em conhecer e conviver com alguns "Mestres" (as) na simplicidade tão profunda que aqui não conseguiria descrever. Mestres que não respondiam ao "titulo", mas sim, ao SER.
Conheci e reconheço cada Mestre (a) nas ruas que trabalhei por muitos anos, onde era contratada para "trabalhar" com estes Mestres das ruas...
Olhar nos olhos destes, apenas olhar, me trazia tantos ensinamentos, que também não estão em livros. Respeito à cada Mestre(a) também que se apresentaram em minha peregrinação, nas aldeias, na Mata, aquelas(es) que não saiam das aldeias por nada!
Não preciso nomeá-los, assim como Jesus, tenha o nome que tenha para nós, dos tantos nomes que carrega, dos muitos excluídos, injustiçados, julgados, crucificados, queimados, abandonados à própria sorte...Jesus ...eu VEJO! Vejo, reconheço, em faces que se apresentaram em minha peregrinação de vida, longe de casa, muito longe, mas que ali estavam para me fazer "ver".
Reconheço, profundamente, minha Mãe, meu Pai, como grandes "Mestres" de caminho, assim como todos que aí integram meu sistema familiar, porque, de nada adiantaria reconhecer no mundo, se não vejo debaixo de meu nariz, em meu coração...
Nem sempre, tive clareza para algumas coisas. Hoje, aos 61 anos, tenho " um pouco", mas ainda sei que muito devo percorrer em aprendizado de vida, do que significa realmente vir da emanação Divina desta Natureza.
Ainda me "perco" para me achar, ainda sinto minhas "faltas", meus equívocos, mas não mais, tão ignorante de mim.
Nunca quis ter razão sobre o outro, mas a razão que me trás a consciência de onde estou, com quem estou e para onde vou.
Posso debater muitos assuntos, sim...Mas, não para chegar a  obter a razão absoluta, pois esta ,está além de mim.
Cada palavra aqui, carrega meu coração que deposito no colo de cada um que ler, dizendo: Sinto muito se decepcionei, se não fiz jus as expectativas, porque nunca objetivei isso, somente o direito de ser e pensar conforme o que acredito.
Me abro ao novo amanhã, com mais certezas de mim, mas não me outorgo o direito sobre o outro. As certezas ou incertezas do "outro", são do outro e o que está além de mim, não posso tomar.
Deus, Nhanderu, Tunkasila,Wakan, Kuaracy, Kuaraã, Mavutsinin, Alá, Maomé, Krishna,Buda, Maria, Madalena, Sofias,Mirian,Mãe, Pai, Oxalá, Obaluaie, Osum, Yemanjá, Falanges de anjos, Santos, Devas...Mestres(as), nas esquinas, nos asilos, isolados, excluidos, abandonados, Mestres de Vida.
Crianças, jovens, adultos, anciões, anciãs...Encontrei muitos, mas também hoje percebo em cada canto, em cada sopro de vida, o SAGRADO que todos vieram mostram e seguem a mostrar à cada novo amanhecer que muitos nem chegam a experimentar, a saborear...
MÃE, PAI, sempre que comungo, escuto vocês, sempre que acordo, adormeço, agradecida por tudo!
Agradeço à cada canto sagrado que guardo em meu coração e memória ancestral, a TERRA, ao Céu, as Estrelas, aos que estiveram, aos que estão ou possam estar.
Aos que negaram estar, também.
Há muitos que ainda se negam a estar. Muitos de nós, nos negamos, por medos, culpas, vaidades, julgamentos e outras tantas "bobagens".
Hoje um professor me escreveu dizendo: Feliz transfiguração 

De todas as atitudes asquerosas!
Achei bem interessante, na hora e dia de hoje, mas fiquei pensando...
Atitudes asquerosas...
Termo usado por nós, para "atribuir algo a alguém", a nós, a humanidade... 
Então, agradeci, por este momento de reflexão e ressignifico a palavra, a frase:
Digo SIM à Vida! Ao amor do Espírito, porque neste, ninguém estará excluído e todos poderemos nos olhar nos olhos, sem dizer: Você, eu, nós, fomos asquerosos, rss...Me peguei a rir agora...Grata professor!
Realmente, muitas vezes, a Humanidade fica presa aí...No ASCO!
nas Nhãnnhas...São muitas, não?
Respiremos, relaxemos, pois "Alguém" muito mais que especial, toma isto e faz os devidos encaminhamentos...Talvez ele seja aquele pastor de ovelhas, oque entrou em Jerusalém em cima de um "Burrico"...
Cá estamos nós, seguindo como "Humanidade" e cá está a Natureza a nos mostrar todos os dias, oque realmente importa.

A VIDA

Liana Utinguassu


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário